5 dicas fundamentais para sua empregabilidade

06/08/2018

Em 1909, o poeta Jorge de Lima proclamava em seus escritos: "Lá vem o acendedor de lampiões de rua! Este mesmo que vem infatigavelmente, parodiar o sol e associar-se à lua...". E assim, seus versos continuavam fazendo alusão a uma admirável profissão da época: o acendedor de lampiões de rua.

É bem provável que hoje, a maioria das pessoas não saibam, ou mesmo não têm ideia do que o autor se referia naquela época. Ao exemplo dessa profissão, o acendedor de lampiões de rua, muitas outras profissões já desapareceram!!!! E muitas ainda irão desaparecer!

Em 2013, dois pesquisadores Norte Americanos, Carl Benedikt Frey e Michael Osborne realizaram uma pesquisa que provocou uma intensa reflexão sobre o futuro do trabalho. Pesquisaram e padronizaram 702 ocupações profissionais, chegando à conclusão que até 2033, 47% das profissões têm alto risco de desaparecer e 19% tem médio risco.

Da Era da Informações para a Era da Transformação

É isso mesmo. "Sua" profissão pode desaparecer ou mudar totalmente nos próximos anos.

Por isso, destacamos aqui algumas dicas para você não "desaparecer" do mercado de trabalho junto com a ocupação!

1ª Dica: Invista em conhecimento! É uma das dicas mais valiosas. Conhecimento, Conhecimento, Conhecimento! É um constante investimento em você. Atualize-se sempre, tenha reservado toda semana um espaço para atualização. Faça cursos, repita-os no futuro, pois eles também evoluem. Assine revistas da sua área de conhecimento e de áreas de conhecimentos gerais.

Não queira saber tudo, mas saiba quais são as tendências da sua área profissional e prepare-se, com conhecimento, para ela no futuro. Não importa qual é, ela vai mudar!

2º Dica: Aprenda inglês! Mas por quê inglês? Porque é a língua universal, com possibilidade de comunicação em quase todos os países do mundo, mas principalmente, nos países mais desenvolvidos. Mesmo que você já saiba uma outra língua, inglês é fundamental! E pode ser para você um grande diferencial na conquista de uma vaga de emprego. E se você não tiver nada para fazer, pode dar aulas particulares de inglês, fazer traduções e correções de texto. So, Let´s go!

3º Dica: Seja comunicativo! A capacidade de se expressar e envolver os outros com seus argumentos é um imenso diferencial para a empregabilidade! Ser comunicativo requer boa oratória, capacidade de se expressar e convencimento. Tem dificuldades para falar em público ou vender algo? Resolva isso imediatamente!

4º Dica: Seja adepto de novas tecnologias! Use, mas não abuse. Utilize redes sociais e tenha o máximo de conhecimento sobre motores de pesquisas online. A grande evolução da humanidade é tecnológica. Se beneficie do que a tecnologia pode trazer para sua vida pessoal e profissional.

5ª Dica: Saiba trabalhar em equipe! Trabalhar em equipe significa muito mais que ouvir os outros. Significa a capacidade de colocar-se no lugar dos outros. Desenvolva habilidades de líder, mesmo que você não seja um líder na empresa, porque habilidades de liderança são para a vida.

Ouse, viva, invista em você! Mude sempre quando necessário, mas mude para melhor! Faça as coisas com prazer e satisfação. Seja humilde! Viva mais feliz!

Quer receber o E-book sobre Empregabilidade e Gestão de Carreira? Clique aqui