Cuidado com os Burros Motivados

Não, esse título não tem nada de inédito. Roberto Shinyashiki aborda com muita propriedade em seu Livro Heróis de Verdade, que no Brasil as pessoas estão com crise de competência, mas por outro lado, com excesso de autoestima.

Roupas alinhadas, corpos esbeltos, vaidade elevada, sem vícios profissionais, altamente simpáticos (nem um pouco empáticos), arrogantes. Falta competência, equilíbrio, conhecimento, habilidade e humildade. Alguns "puxas sacos", altamente influenciados por pseudo-bem sucedidos chefes. Sim, chefes, porque o termo líder é apenas conceitual.

Shinyashiki, a exemplo de muitos outros profissionais, escritores, pessoa humana, diz: "O mundo precisa de pessoas mais simples e verdadeiras."

Não quer dizer que as pessoas não devam ter autoestima. Isso é fundamental para todo Ser Humano. Precisamos manter nossa autoestima, mas acima de tudo entendermos que, em essência, todo Ser Humano tem suas limitações, frustrações, fracassos, seus erros. E também acertos, vitórias, felicidade.

Sejamos mais humanos, menos aparência. Devemos viver o nosso sucesso como um estado mental, pessoal, não como imposição social (ou como uma falsa imagem).

Ser feliz acima de qualquer situação, ou a qualquer preço, pode render mais frustrações. A felicidade, como querem vender - O importante é Ser Feliz -, pode render a infelicidade de outrem. E isso não vai fazer o ser humano mais feliz, mas sim, mais vazio.

Seja Feliz! Seja Você!

Sirlei Ana Falchetti

Administradora e Mestre em Ciências Social