Por que devo fazer um projeto de viabilidade antes de empreender?

Muitas pessoas pensam em empreender! Querem ser donas de seu próprio negócio. Conquistar a tão sonhada "liberdade", seja essa financeira, seja para "ser dono de seus horários".

E resolvem abrir seu próprio negócio

Fantástico! Ser empreendedor é a conquista e realização de sonhos e objetivos.

Mas... vamos com calma! Você tem certeza que conhece bem os "ônus" e os "bônus" de ser empreendedor?

Em setembro de 2016 o IBGE divulgou uma pesquisa sobre a mortalidade das empresas no Brasil. E somente 39,6% das empresas sobrevivem até o seu 5º ano.

E entre os vários motivos estão:

- Não fazer planejamento;

- Não conhecer o mercado;

- Não realizar um "projeto de viabilidade".

E porquê fazer um projeto de viabilidade?

Para poder visualizar a real potencialidade do investimento e de seu retorno. Se os objetivos projetados terão a possibilidade de serem alcançados e em quanto tempo. Para tomada de decisão do investimento. E principalmente, para minimizar os riscos no investimento.

Projeto de Viabilidade não é custo: é investimento! Pense nisso antes de abrir seu negócio!

Como fazer um projeto de viabilidade?

Quando o tema é Projeto de Viabilidade, a maioria das pessoas pensam logo em números, indicadores financeiros, indicadores econômicos. Mas viabilidade significa algo passível de ter êxito, de ter sucesso, de ser viável.

Então projeto de viabilidade é muito mais que índices financeiros, não concorda?

Um Projeto de Viabilidade deve ser realizado sempre que um projeto novo estiver em avaliação. E isso significa que ampliar um negócio, mudar de localização, abrir uma empresa, criar um novo produto são projetos que devem ser analisados o seu possível êxito.

Um novo negócio, ou mesmo a ampliação de um negócio existente, precisa ser analisado pelo menos mercadologicamente, economicamente e financeiramente.

Mas porque mercadologicamente? Obviamente, não existem índices financeiros que sejam amparados por uma análise mercadológica mal dimensionada ou fantasiada.

Quer saber mais?

Baixe o e-book sobre Projeto de Viabilidade Mercadológico, Econômico e Financeiro! Solicite o seu roteiro!